quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Confusão de sentimentos

Para além de muitos outros comportamentos e sentimentos, também é sinal de patriotismo regozijarmo-nos com a vitória de uma equipa portuguesa sobre uma equipa estrangeira, independentemente de ser ou não o clube da nossa simpatia.
Vem, este comentário, a propósito da derrota do FCP frente ao Arsenal e das diversas manifestações, que aqui e noutros locais, têm sido produzidas.
Não consigo conceber que por facciosismo clubista, ou outro qualquer (não merecem ser referidos), haja um português que se sinta feliz com a derrota de um clube nacional perante uma equipa estrangeira e, o que ainda é mais criticável, use esse facto para humilhar os adeptos desse clube ou da própria região onde ele se insere.
Por vezes acontece que um presidente ou um treinador de um determinado clube se mostra vaidoso e arrogante perante as vitórias. Imediatamente sinto que quem não sabe gerir convenientemente o sentimento de vitória e exorbita, merece ser castigado, para aprender a ser mais comedido. Mas esse sentimento nunca se sobrepõe ao orgulho que sinto pelo êxito de uma representação nacional no estrangeiro e pela humilhação que me avassala perante um insucesso.

Claro que este desabafo não vai merecer nenhum reparo sem que se procure averiguar a minha cor, a minha idade, filiação e naturalidade, para tentar encontrar uma razão que não seja apenas ditada pela formação ética e pela educação.
Estou couraçado perante esse tipo de investidas.
A.M.
PS. Já confessei aqui que sou simpatizante do Belenenses (talvez devido á tendência natural de me posicionar ao lado dos mais fracos), mas revelo em primeira mão que o clube da minha afeição é SCB, 36ª filial do SCP.
Nem na "Liga dos Últimos" jamais apareceu...!

Sem comentários: