sexta-feira, 5 de setembro de 2008

A verdadeira Barracuda









Great barracuda, Sphyraena barracuda

As barracudas são peixes alongados e finos, que podem alcançar 1,8 metros de comprimento. A cabeça termina numa boca desproporcionadamente grande e repleta de dentes aguçados. As barracudas têm duas barbatanas dorsais bem separadas uma da outra e uma linha lateral proeminente.
As barracudas podem viver isoladas mas a maioria das espécies forma cardumes numerosos. São predadores muito vorazes que atacam de emboscada e contando com a sua rapidez para dominar as presas. Em geral estes peixes não são perigosos para o Homem.
------------------------------------------------------------------------------------------
Partindo do princípio que as alcunhas representam sempre alguma característica específica do visado, de que eu próprio sou o exemplo dado que me alcunharam de Fernandel quando andava no colégio, mais tarde, na tropa, fui o Mata-sete e agora depois de velho passei a ser Matabufo, gostava que alguém me explicasse porque razão os colegas de Sarah Palin lhe chamavam Barracuda? “Barracuda Sarah” mais propriamente.

Sendo Sarah uma mulher vistosa e elegante não é credível que o epíteto de Barracuda tivesse alguma coisa a ver com o aspecto físico. Ora reparai na verdadeira barracuda aqui representada.
Estou em crer que tinha mais a ver com as suas características comportamentais.
O que “prededaria” ela lá no colégio? Que presas caíam nas suas emboscadas?
Uff, safa, que velocidade nos ataques de surpresa!

Nota - Elementos tirados do meu arquivopédia


Sem comentários: