terça-feira, 30 de setembro de 2008

Que ninguém deite foguetes antes da festa

Oliver Stone é um realizador americano com 62 anos de idade que ganhou dois Óscares com os filmes "Platoon" e "Nascido a 4 de Julho". O primeiro mostra os horrores da Guerra do Vietname pelos olhos de um jovem recruta voluntário. O segundo narra a história de um soldado ferido na mesma guerra, que ficou paraplégico e enceta uma cruzada contra a guerra e pelos direitos dos deficientes físicos.

Mas oliver Stone também realizou "Nixon" a partir do escabroso Watergate e "Wall Street" (1987) que 21 anos depois não seria despropositado rever , quanto mais não fosse pela actualidade de que se reveste.

Aconte que este realizador está a ultimar "W" cuja estreia está prevista para 17 de Outubro. Sendo um filme sobre George W. Bush, Oliver Stone está a ser questionado sobre a oportunidade do lançamento deste filme, agora que a carreira de Bush está a chegar ao fim. A resposta de Stone que transcrevo na íntegra foi esta:

«Os europeus, especialmente, olham para Bush como um fenómeno passageiro, porque ele vai deixar o lugar em Novembro. Tenho falado com franceses e ingleses: "Porque é que está a fazer um filme sobre Bush? Ele vai fazer parte do passado".
Tretas. Quem pense que Bush vai desaparecer, engana-se. Ele não vai desaparecer. As suas políticas são claras, ele mudou a lei americana talvez para sempre.»
Na entrevista feita por Ruediger Sturm, Oliver Stone diz coisas muito importantes, que deviam fazer as pessoas pensar, principalmente os americanos, sobre o caminho que têm percorrido na última década. Para onde vão e para onde querem arrastar o mundo.
Josh Brolin que acabou por aceitar representar o papel (cómico) de Bush enquanto jovem depois na meia idade e finalmente entre o início de 2002 e Março de 2003 quando começou a guerra do Iraque, recusou várias vezes a proposta de Stone.
Hoje ele diz: "W" talvez faça os americanos pensar duas vezes antes de irem votar nas próxima eleições.
Assim o seu God Save funcione.
A.M.

Sem comentários: