quinta-feira, 4 de setembro de 2008

No princípio era o Xarope

A Coca-Cola ofereceu 1,58 mil milhões de euros pela China Huiyuan Juice.
A Coca-Cola lança uma OPA sobre aquela empresa oferecendo 12,20 dólares por acção o que representa o triplo do valor do mercado.

Mas o que persegue a Coca-Cola? Tornar-se na maior empresa fabricante de sumos da China? Será só isso?
Será.

No princípio do princípio nem o nada existia, disse um anónimo filósofo chinês, mas a coca-cola começou por ser um líquido acastanhado, tipo xarope, absolutamente inócuo e que se vendia nas farmácias, ou por outra, nas pharmácias.
Toda a gente sabe que não foi por causa das suas propriedades intrínsecas que se tornou no mais famoso refrigerante de todos os tempos, deixando as recônditas prateleiras das boticas, mas sim devido a bem sucedidas campanhas de marketing como a associação á imagem do Pai Natal e sobretudo ao estupendo desenho da garrafa.

Para mim, contudo, acho que o sucesso actual é outro.
Uma campanha que dizem ter sido lançada pela concorrência para desacreditar a Coca-Cola contribuiu decididamente para a popularidade do produto. Se foi a concorrência deu um tiro no pé, por isso estou mais inclinado a pensar que é mais uma jogada de mestre dos responsáveis máximos daquela multinacional.

A cada passo oiço na rua, ou leio nos emails que me entram porta dentro que a coca-cola pode soltar um parafuso bloqueado pela ferrugem, remover manchas de graxa na roupa, limpar os terminais das baterias, o fundo das panelas queimadas, os vasos sanitários, ou o que é mais estranho, também dá para atenuar a cor do cabelo que ficou muito carregada e até dá para dar às fotografias um efeito envelhecido.
Para mostrar a veracidade destas afirmações , recomendam que deixemos um osso numa tigela com coca-cola para comprovar que ele se dissolve ao fim de dois dias. Já uma unha leva quatro dias a sumir-se. Parece que é do ácido fosfórico.
Dizem que a “light” ainda é mais poderosa, uma autêntica bomba que provoca osteoporose e várias doenças degenerativas.
Porquê então o sucesso?
Se calhar porque toda a gente desatou a fazer como eu que tenho sempre três garrafas em casa, das grandes. Uma na oficina, outra no lava-loiças e outra no banheiro.
Já viram o que é isto multiplicado por alguns quatrocentos milhões de famílias chinesas?
Por aquele preço a China Huiyuan Juice é uma bagatela!
A.M.

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