sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Racionar racional e insistentemente


Racionar racional e insistentemente
Com a minha idade, pelo amor ao meu país e às pedras da calçada da minha terra natal não posso fugir ao meu destino – aguentar, quanto me seja possível, a imposição desta austeridade. Austeridade, que atinge todos, mais uns do que outros, mas que a maioria paga sem ter contribuído para o maldito défice.

Pessoas que nunca foram passar férias para a Tailândia, Cabo Verde, Iracema ou Seichelles, nunca compraram automóveis, e a maior aventura da sua sacrificada existência foi ir comprar chocolates a Badajoz; gastaram no seu país todo o dinheiro que ganharam e guardaram em bancos nacionais o pouco que conseguiram poupar; gente que não se endividou, que não contribuiu para o buraco do crédito mal parado, é agora colocada no mesmo plano de responsabilidade daqueles que gastam à tripa forra na compra de bens de luxo e passam férias todos os anos nas melhores praias paradisíacas do mundo.
Assim, preso ao meu destino, e vendo esgotar-se o pouco que amealhei ao longo da vida, vejo-me obrigado a traçar planos de poupança ao ritmo das medidas que um servidor do capital internacional atabalhoadamente nos impõe.

 A primeira medida foi cortar com o jornal diário. Caramba, só agora descobri que poupo 24 euros por mês. O Fiat está parado na rua e só é usado para ir ao médico e ao hospital. Há cerca de mês e meio que já não lhe meto uma gota. No supermercado só adquiro marcas brancas. Ficando a salivar ao olhar para os bifes do lombo, comprava de vez em quando uns bifitos da vazia, recomendando ao cortador que não tivessem mais de 100 gramas; a semana passada decidimos, eu e a minha cara-metade, passar a comer paleta de porco que é muito saborosa embora leve algum tempo a cozinhar. O cafezinho da praxe é só depois de almoço. Esta poupança foi surpreendente pois concluí que para além da poupança também adormeço melhor à noite… a maior parte das vezes a ver aqueles fastidiosos programas em que uma quantidade de personagens tenta explicar-nos a situação económica do país.
Por causa da crise fiquei também a saber quanto custa mandar meter meias solas nuns sapatos. Quando vi que era compensador fui logo ao sapateiro com dois pares velhos que já tinha pensado meter no sapatão (não há e não vai haver tão depressa) e… ora faça o favor de lhes colocar meias solas, de preferência anti derrapantes, não vá eu partir uma perna e gastar mais dinheiro na cura do que nas meias solas – disse eu. Conversa puxa conversa com o sapateiro, fiquei sabendo que há duas profissões que ameaçadas de extinção estão hoje em franca ascensão – sapateiros e costureiras. A roupa que está larga ou apertada, o calçado que está gasto ou cambado, já não é substituído. Vai para o conserto. Quando vinha a caminho de casa, a pé, pensava que talvez os amola-tesouras, os ferreiros, os carvoeiros, os latoeiros, as bordadeiras, as cerzidoras, os limpa-chaminés, os relojoeiros, eu sei lá, todas as profissões que o desenfreado mercado de consumo tende a exctinguir, poderiam reflorescer, insuflando-nos uma nova mentalidade menos consumista e mais humanista.

Ocorreu-me esta lengalenga ao estudar as faturas da eletricidade. Tarefa difícil dada a complexidade de números, taxas, potências, preços de vazio e não vazio, impostos especiais, tarifas reguladas, enfim, coisa certamente construída com a finalidade de pagarmos a conta, essa sim, claramente visível, com numeração de tipo maior e a “bold”. Ao fim de três horas de estudo atento consegui decifrar a “roseta”! Fiz então um mapa com as médias de consumo diário em vazio e não vazio. Se calhar muita gente não sabe que no sistema bi-horário o preço do kilowatt é de 0,0778 euros das 22H00 às 8H00 e de 0,1448 euros durante o resto do dia.
Todo este trabalho se devia á extinção das tarifas reguladas que me irá permitir escolher o comercializador que ofereça melhor preço.

 Não vou dizer mais nada. Se ainda não foram ao site www.erse.pt vão, façam a simulação dos vossos consumos médios e depois comparem o que oferecem os fornecedores já existentes.
Acordos explícitos ou implícitos concorrentes para fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou por meio da ação coordenada entre participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor, são cartéis.

Como o cartel é proibido por lei é evidente que ninguém vai infringir a lei pois as coimas costumam ser muito pesadas. Mas lá que parece que pelo menos se reúnem no Gambrino e enquanto bebem Barca Velha, conversam das suas agitadas vidas.

Como não cabem todos ao mesmo tempo o pessoal dos medicamentos vai às segundas, o das gasolinas vai às quartas e agora os eletricistas vão à sexta.
Só há uma maneira de reduzir os custos elétricos: viver como as toupeiras ou como as salamandras.

2 comentários:

Carlos disse...

Desculpe a demora no "post", mas quando vi a sigla "erse"... foi carga ao mar! Quase que não chegava ao WC em tempo útil.
Meias-solas e arranjos de costureira é coisa a que nunca me desapeguei por completo. E mais agora, que o sapateiro, por cada arranjo, oferece um furo no cinto.
Mas voltando ao purgante tema, er.s, observatórios, agências de nada fazer, intermunicipais cujo primeiro efeito é um duplicar imediato da conta e o segundo uma ajudinha à indústria automóvel germânica (Opel e VW não contam) por via do indispensável parque automóvel da administração, são a parte fluorescente deste admirável mundo novo entrado pelas portas que (qual era mesmo o mês?) abriu.
Resta pública a demência, que já consta que vão privatizar o ar.

durindana disse...

Essa do furo no cinto está com muita piada e já "divaguei" um pouco sobre ela, agradecido pelo mote. Abraço.