domingo, 19 de abril de 2009

Ao Igor Bracesnovsky


Tinha acabado de ler há pouco tempo que IGOR falecera quando tocou o sinal do Messenger e o seu peão ficou verde.
Ainda enviei uma mensagem esperando não sei bem o quê.
Do outro lado alguém entrara na net pelo seu computador.
Não houve resposta e logo desligou.

Não tenho a lágrima fácil, embora com a idade a casca vá ficando mais frágil, por isso não vou entrar em elogios ao Igor que certamente dada a sua formação preferiria tê-los ouvido em vida.

Todavia o comentário do meu amigo Braga da Cruz em que recorda “Imagine” de John Lennon suscitou-me a ideia de homenagear o Igor traçando um paralelo entre as suas palavras, retiradas de um seu trabalho, com os versos de “Imagine”.

“O marxismo distingue-se, radicalmente, de todos os outros conceitos mundiais. Não admite a existência de forças e de criaturas sobrenaturais, sejam quais forem, colocando-se firmemente sobre o terreno da realidade concreta, do mundo-terrestre, enquanto liberta a Humanidade, de uma vez por todas, dos preconceitos e da velha servidão espiritual. Chama o homem a pensar por ele mesmo, livremente e logicamente.”

E os versos de Lennon:

Imagine que não exista nenhum paraíso,
É fácil se você tentar.
Nenhum inferno abaixo de nós,
Sobre nós apenas o firmamento.
Imagine todas as pessoas
Vivendo pelo hoje...

Imagine que não exista nenhum país,
Não é difícil de fazer.
Nada porque matar ou porque morrer,
Nenhuma religião também.
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz...

Imagine nenhuma propriedade,
Eu me pergunto se você consegue.
Nenhuma necessidade de ganância ou fome,
Uma fraternidade de homens.
Imagine todas as pessoas
Compartilhando o mundo todo.

Você talvez diga que sou um sonhador,
Mas eu não o único.
Eu espero que algum dia você junte-se a nós,
E o mundo viverá como um único.
A.M.

Sem comentários: