domingo, 16 de janeiro de 2011

1143

Olá 1143,
Maneira bizarra, esta de iniciar a resposta ao visitante … 1143.
Prefiro falar com pessoas que assumem a sua verdadeira identificação por razões que se prendem com a experiência adquirida ao longo de alguns “quilómetros” percorridos nestas andanças. Experiências nem sempre agradáveis.
Diz que sabe a minha naturalidade porque consultou o meu perfil, todavia também lá se encontra o meu nome verdadeiro (António Mata) e prefere referir-se-lhe como durindana, que é apenas o título do blogue.
Ora acontece que tendo eu saído da minha terra em 1953 e tendo feito a minha vida noutras paragens nunca deixei de lá voltar periodicamente logo que surge uma oportunidade. Também, para manter contacto com o “berço”, recebo regularmente a revista “Novo Almourol” e, via e-mail, do pelouro da cultura municipal, informação detalhada dos eventos que se vão realizando durante o ano. Veja lá que até recebo os menus do “Soltejo”, o que me permite, por exemplo, saber quando começa o "mês do sável e da lampreia".
O amigo 1143, que saiu de lá há 30 anos não sentiu como eu o chamamento do torrão natal? É natural de V.N. da Barquinha?
Ora diga-me quanto anos ali viveu? Conhece alguém lá do burgo?
Quanto às fotografias:
Repare nas duas primeiras. São da autoria de Chris Karagounis e encontram-se na Net., aliás,
como algumas outras no site de Vila Nova da Barquinha.
A última foi tirada por mim para registar a praça em cujo centro existia uma fonte. Ainda se vê , à esquerda, a esquina da casa onde morou o meu tio avô. Em frente era a padaria agora clube de paraquedistas.
Já agora, a propósito, qual era o nome do padeiro?
A maior parte das fotografias que tenho (e não são muitas) precisam de ser digitalizadas.
Neste momento, é tudo.
Cumprimentos,
A.M.


















































3 comentários:

José Leite disse...

MEU CARO mATA;

ESTA TERRA DEU-ME GRATS RECORDAÇÕES.
ESTIVE AQUI EM 1970 (BA7) A TIRAR O CURSO DE PILOTO DE HELICÓPTERO ALOUETTE III. VELHOS TEMPOS. AINDA RECORDO UMA VIAGEM NO PORCHE DO CAPITÃO PIGNATELI EM QUE ESTE, JÁ COM UM GRÃO NA ASA, PAROU AQUI PARA RESPIRAR MELHOR...
O CASTELO DE ALMOUROL É DE SONHO... VISTO DO AR É UMA PRECIOSIDADE.

legião 1143 disse...

Caro António , desculpe só agora comentar passados já alguns dias , agradeço ter respondido ao meu pedido e desculpe a invasão no seu espaço , a foto do jardim deve ser recente (?) , eu não estou a conhecer essa zona , eu lembro-me do Soltejo , por acaso já não me recordava do nome do espaço mas assim que li fez-se luz , do espaço da câmara , da escola preparatória (antiga) ao lado do campo da bola , havia aí perto uma quinta com um matadouro já desactivado na altura e lembro-me que também tinha muitos barris (dava uns belos carrinhos de rolamentos)da estação da c.p. ao pé da praça de touros ,da passagem de nível com guarda , do espaço onde se lavava roupa nuns tanques (acompanhei muitas vezes a minha avó aí)tem perto uma bica onde havia sapos , das cheias é claro , posto da GNR , da biblioteca , um edifício já na altura antigo , depois tenho uma vaga ideia de algumas zonas , sou familiarmente ligado aos Guias conhece? também estou ligado aos Agostinhos que tinham (não sei se ainda labora)uma grande fabrica no entroncamento , indo da Barquinha depois do posto da GNR ao lado das bombas (ainda existem?), um abraço e mais uma vez obrigado .

durindana disse...

1143,
como o seu perfil continua indisponível, só aqui posso responder à sua solicitação.
Terei muito gosto em recordar-lhe os lugares referidos segundo a óptica de um velhíssimo conterrâneo que continua (não com a frequência que desejaria) a visitar a sua terra.
Vá aparecendo,
A.M.