domingo, 10 de maio de 2009

O Reinado do Terror


Há rugas visíveis e invisíveis em todos nós. Tenhamos a sinceridade de o confessar.
Miguel Torga (Diário VIII)

Depois da farinha Maizena evocada por Pinho, que em antiguidade conseguiu bater de longe a Amparo, a 33 e a Predilecta, continuam os ataques mútuos entre os dois partidos que estão destinados a entender-se para salvação de Portugal.
Sócrates afirma que só a maioria faz parte das suas conjecturas. Ponto.

Se fosse seu costume cumprir as promessas e não recuar nas suas decisões o país ficaria a braços com um grande problema:
Chamado pelo PR para formar governo, Sócrates diria:
- Chama outro! Então eu não disse que nesta situação não conjecturava népia?
- Ah, não conjecturas? – Convido outro, prontos!
Manda ligar prá Manuela:
- Manela, és tu? Trata de formar um governo para eu lhe dar posse.
- Mas, Aníbal, se eu afirmei publicamente que nunca faria coligações com o Sócrates, vou-me conluiar com quem? Com o CDS não chega e os outros exigiriam aquilo que não lhes posso dar. Estamos bem arranjados!

Agora, para agravar a situação, aparece o ministro dos assuntos parlamentares afirmando que se a Sra. Dona Manuela for eleita primeira-ministra haverá um clima de terror.
Dizem as más-línguas que mal ele acabou de pronunciar estas palavras, se ouviu uma voz ao fundo da sala:
- Principalmente à noite, né?

Por sua vez a "nossa" distinta dama de ferro acusa o PS de incutir medo nos cidadãos.
- É o incutes! - Reclamam os PS’s em clamoroso uníssono.
- Hoje tem-se medo de ser escutado ao telemóvel, medo de perder o emprego, medo de retaliação, medo de falar com desconhecidos – acrescenta ela.

Como estou numa de evocações salta-me a imagem da minha querida mãezinha embalando-me para dormir:
Papão vai-te embora
De cima desse telhado
Deixa dormir o menino
Um soninho descansado.
-Não apagues a luz que tenho medo de ficar às escuras – recomendava eu.
A.M.

Sem comentários: