sábado, 7 de fevereiro de 2009

Matemática

Durante muitos anos ali ficou pendurada na parede da cozinha a pequena tarjeta que os filhos me ofereceram num qualquer dia de aniversário talvez instigados pela mãe por eu os “massacrar” à hora das refeições com pequenos problemas de raciocínio simples.

Claro que é um exagero dizer-se que “um pai vale por 100 professores”, mas a ideia do autor, creio eu, era a de realçar a importância que um pai tem na educação dos filhos, não especialmente pelos problemas, mas por toda a sua formação cívica.


Muitos anos mais tarde, na mesma cozinha, à mesma mesa, eram os netos que aturavam o velho avô com o mesmo género de exercícios, agora, contudo, apresentados com mais brandura, que a idade nos amaina a exigência para com as crianças.


Certo dia ocorreu-me construir uma outra tarjeta, cujo desenho e cores tentei manter no sentido de se equilibrarem. “Um avô vale por dois pais” ficou na parede em frente e à hora do almoço daquele dia a solicitação era saber quantos professores vale um avô.


De modo nenhum pretendi sobrepor a importância dos avós à dos pais no que respeita à formação das crianças, nem sequer menosprezar a dos professores, era apenas um exercício.

Passaram mais alguns anos e hoje à hora das refeições só restam os dois pedaços de pano pendurados na parede da cozinha…
… E muita saudade, também.
A.M.


Sem comentários: