segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Vou morrer envergonhado?


A coisa é assim:

Alguns acham que a Constituição está muito bem como está e não é por causa dela que não conseguimos sacudir a crise que se nos agarrou às canelas como um “rottweiler” enraivecido.

Outros entendem que ela é a responsável pelos nossos males, que devia voltar a ser revista, quanto mais não fosse para acabar com aquela coisa da “saúde tendencialmente gratuita”, medida necessária para que o país, embandeirado em arco, navegue em mar sereno a caminho da fecundidade universal.

A maioria não percebe nada de política, ouviu falar vagamente na Constituição mas nunca a leu. Estes, dividem-se em dois grupos: os que alinham pelo “master voice” e os que se estão marimbando para o comandante e respetiva marinhagem, porque continuam enfiados no porão a comer rações cada vez mais minguadas.

Na primeira Assembleia Nacional, eleita em 1934 por sufrágio direto dos cidadãos maiores de 21 anos ou emancipados, estavam excluídos os analfabetos que pagassem impostos inferiores a 100 escudos. As mulheres com instrução primária não tinham direito de voto, porque esse direito só era adquirido com curso secundário ou superior.

Logo após a candidatura de Humberto Delgado, temendo o perigo de poder ser eleito um PR que não respeitasse as decisões do governo, foi feita uma revisão constitucional que permitiu a formação de um Colégio Eleitoral composto por personalidades bitoladas pelo “Dinossauro Excelentíssimo”.

Ao ouvir o modo como PM ataca o tribunal constitucional, acusando os seus membros de impedirem o governo de levar adiante a reforma do Estado tal como a entendem fazer, suspeito que estes aliados da troika, prefeririam uma espécie de União Nacional, que reunida em Assembleia Constituinte elaborasse uma Constituição à medida dos seus interesses.

Cá para mim a coisa apresenta-se assim:

Se eu fosse candidato ao clube recreativo lá da minha terra, a primeira coisa que fazia era ler o estatuto. Se contivesse artigos que me impedissem de implementar o meu programa tinha duas soluções. Não me candidatava ou, fazendo-o, procuraria numa assembleia geral alterar os estatutos.

Sugiro, portanto que se faça um referendo nacional sobre a Constituição.

Quem tem medo?  

Nota: Ela pode ser “Short” ou “XXL”, mas o conteúdo é o mesmo.

Sem comentários: