sexta-feira, 3 de julho de 2009

Piló

Durante dois dias estive mais ou menos ocupado a restaurar um velho boneco com cerca de 65 anos que compunha a decoração do meu quarto de criança.
Trabalho que, sem exigir muita precisão, requer, apesar de tudo, alguma firmeza nas mãos; firmeza que vai sendo substituída por tremeliques involuntários á medida que a idade começa a fazer alguns estragos no físico.
Algumas cores já desbotadas ajudaram-me a encontrar os tons que tinha na memória e que com muita paciência fui ensaiando na mistura de algumas tintas acrílicas que guardo para estas ocasiões.
O que nunca esqueci, talvez por ser de fácil decoração foi o nome do autor que estava colado numa etiqueta na sola das botas do referido boneco – Piló.

Estava a mirá-lo com algum orgulho pelo resultado obtido quando me lembrei de ir à Net investigar o Piló.
Não existe muita coisa mas é o suficiente para ficar a saber que viveu entre 1905 e 1988 e que a própria fábrica de Vista Alegre decorou algumas peças com desenhos seus.
O mais interessante é ter encontrado numa leiloeira portuguesa a mesmíssima figura cotada por 150 euros.
Pelo trabalho de restauração incorporado este "amaricano", que aqui vos apresento, vale certamente muito mais. Escusam de fazer ofertas porque não vendo.
Nós somos a nossa memória e a sua constituição é feita de muitos bocados que lhe dão forma e sentido.
Vou oferecê-la ao meu neto mais novo na vã tentativa de me perpetuar no tempo.
Manias de velho…!


PS – Podeis fazer a comparação aqui:
http://www.leiloeiracortereal.pt/site/index.php?option=com_content&task=view&id=75&Itemid=43

Sem comentários: