segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Doris Lessing

    Morreu Doris Lessing. Escritora inglesa, 94 anos de idade.
    Talvez pelo facto de frequentar as reuniões do Left Book Club, que o governo da Rodésia vigiava atentamente, mas também por ao longo dos anos se revelar intelectualmente de esquerda, só veio a receber o Prémio Nobel em 2007, aos 88 anos de idade.
     Li apenas dois romances seus, há muitos anos, quando havia uma sintonia entre o estilo da sua escrita e os meus próprios sentimentos. Infelizmente tenho em meu poder o livro “A revoltada” com uma dedicatória à minha mãe no dia 5 de Maio de 1953 – Dia da Mãe.
     Neste romance, que creio ser autobiográfico, dado que a personagem Martha Quest, tal como ela vivia em África, é uma jovem romântica e idealista como Doris Lessing era na sua adolescência.
     Antecedendo o primeiro capítulo, Doris colocou uma citação de Olive Schreiner, escritora sul-africana que faleceu em 1920, foi uma feminista, pacifista e ativista política lutando pelos direitos humanos:...
 
        Estou tão cansada disto e igualmente
        do futuro antes mesmo dele chegar.

Que descanse em paz.

Sem comentários: