segunda-feira, 24 de junho de 2013

Almôndegas de soja


Sou ribatejano
Sou contra as touradas
Repudio com veemência o tratamento dado aos animais considerados amigos do homem e até daqueles que não o são, dada a sua natureza.
Fico deprimido e com maus fígados quando enfiam os filhotes dos gatos num saco e os lançam ao rio e também quando no apuramento de uma raça se escolhem os que vivem e os que morrem.
Na minha juventude vi cães morrerem com a febre da carraça ou gatos afogados no poço do quintal e fiquei traumatizado. Meu querido amigo Kiss!
Nunca cacei… nem sequer um pardal com fisga.
Uma vez, quando era criança acertei uma pedrada num pombo que estava no telhado. Rebolou e caiu de cinco metros de altura. Ficou de papo para o ar. Corri, aflitíssimo, para o local da queda mas suspirei aliviado, ao vê-lo pôr-se e pé e esvoaçar para longe.
Poderia ficar aqui muito tempo a contar histórias que pelo menos indiciassem o meu respeito pelos animais e pelo repúdio às touradas, ao tiro aos pombos, aos safaris e até mesmo ao sofrimento dos galináceos que amontoados uns sobre os outros nos aviários, engordam para engordar os proprietários.
Possivelmente já me terei alimentado de plâncton, a seguir fui granívoro, depois herbívoro e a lei da sobrevivência determinou que me tornasse carnívoro, até que, por fim, acabei por ficar omnívoro. Não sou culpado desta evolução. Os caninos cada vez menos desenvolvidos podem significar que estamos numa fase de regresso ao passado? Todavia, como o comprimento do intestino delgado não tende a aumentar para se equiparar aos herbívoros, para onde caminhamos nós nesta incontida evolução. Será que voltamos a voar? A respirar por guelras?
Que nova ordem é esta dos vegetarianos? Porque não herbívoros? Será porque têm pés e burros têm patas? Uns têm pescoço e os outros cachaços? Uns têm costas e os outros lombos?

 Resumindo: se algum dia resolver comer só ervas e sabendo que não me safo de ser carnívoro se comer ovos estrelados, eu não quero ser vegetariano, quero ser herbívoro como os outros animais meus irmãos.
Estamos numa de racismo ou quê?

 Já tenho preparado para o jantar um bife do pojadouro que não posso chegar à suave textura do lombo. Acompanho com batata frita e salada  de tomate.
Será que não respeito os seres vivos?
Então o que são os tomates, as batatas e as beldroegas?
Não são seres vivos?

Sem comentários: