terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Esperteza macacal!

Para Justificar a atitude e apaziguar possíveis protestos pelo corte dos subsídios de férias e de natal, vem de lá o M.R. mais o seu sorrisinho matreiro e diz:
- Muitos países da EU só têm doze vencimentos.
Cita apenas três que lhe vêm à memória: Holanda, Noruega e Inglaterra.
O bacoco do repórter se tivesse 1/12 avos do discernimento da Maria Pardaloca teria perguntado:
- E que me diz sobre o vencimento mínimo dos trabalhadores desses mesmos países? 
E teria acrescentado com ar de entendido e sério:
Creio que os nossos trabalhadores não se importariam de trocar.
- Ó “bife”, fica lá com os meus 14 meses e passa para cá o teu ordenado mensal.
Sim, porque o salário mínimo Holanda é de 1398 Euros.
Em Portugal é de 485 Euros + Subsídio de Natal e Férias. Que representará uma média de 550 euros mensais, aproximadamente.
Quem não trocaria?
Esta mania de ir pescar exemplos nos outros países para nos confortar pelo corte de direitos, a que astuciosamente chamam regalias, para colocar os que não tendo as mesmas têm contudo outras, atingiu padrões tão ridículos, que já ninguém consegue engolir.
Um comentador no programa “Eixo do mal” procura inutilmente justificar o desabafo do nosso PR, sobre o défice nas contas da mercearia, informando-nos que o seu vencimento é inferior ao dos presidentes dos outros países da EU. Não seria eu que contestaria tal afirmação se alguma vez o mesmo comentador, seguindo a mesma linha de raciocínio, tivesse comparado os nossos salários, mínimo e médio, com os dos países que nos acompanham nesta globalização mal parida.
Todavia, Sarkozy, ainda há pouco tempo ganhava menos que o nosso presidente, com um condimento indispensável nestes cozinhados comparativos: é presidente se um país que não teve que tomar medidas de austeridade e com um nível de desemprego muito menor e um défice absolutamente compensado (por enquanto) pelo peso da sua economia.
Possivelmente, este comentador possui informações mais precisas.
Devia esclarecer o que disse com exemplos sérios.  
Deste modo a careca fica á mostra! Perdão! Já é careca! Eu também sou e ainda por cima estou careca de saber como cada um puxa a brasa à sua sardinha.
Vai sendo tempo de terem mais consideração pelos vossos súbditos, seus finórios!
A.M.

Sem comentários: