sábado, 3 de novembro de 2012

Férias mal repartidas

Ninguém terá dúvidas sobre a enorme capacidade económica e financeira da Alemanha, mas já todos, certamente ouviram dizer que também neste país existem alguns problemas motivados pela crise europeia, principalmente com os países da União.
De economia só percebo (e mal) do deve e haver caseiro, mas estou crente que as dificuldades alemãs derivam especialmente da contração das exportações, o que não é difícil compreender dada a austeridade reinante nos países mais pobres, que durante muitos anos compraram o que não tinham capacidade de pagar, endividando-se. A Alemanha viveu do que vendeu, possivelmente sabendo, que mais cedo ou mais tarde, alguns países não poderiam saldar as suas dívidas. Agora, é com parte do dinheiro ganho durante esse período que emprestam a juros altíssimos o dinheiro para lhes pagarmos a nossa dívida.
Resumindo, a Alemanha tinha um mercado florescente na Europa para colocar os seus produtos, de que viveu durante anos e agora, perdendo mercado é compensada com os juros da dívida do dinheiro que nos empresta.
Dizem que uma imagem vale por mil palavras.
Eu acredito nisso. E vocês?
 
                           Férias para alemães                              Férias para portugueses

1 comentário:

José Leite disse...

Na mouche, como sempre, meu caro!