quinta-feira, 15 de abril de 2010

Cuba – Vira o disco

O tema cubano, prospectado até ao tutano, deixou de ser bacano, que é como quem diz, só serve “amaricano”.
A Terra continua a girar. Guerra para aqui, manifestação para ali, conferências para isto, cimeiras para aquilo, agendas, declarações, protestos e rebeliões e tudo se vai moldando em função do equilíbrio ou desequilíbrio dos interesses dos grupos que comandam o mundo.

A queda do muro de Berlim e a desfragmentação da URSS deixou de ser arma de arremesso para a maioria dos anticomunistas. Esse facto é agora usado como prova de que o comunismo faliu e deve arrumar as botas para todo o sempre.
Por isso a importância crescente de Cuba e Coreia do Norte nas argumentações usadas para combater não já o comunismo, mas as ideias e princípios que lhe estão subjacentes.

Infelizmente, embora o alerta tenha sido lançado, ainda há quem dê corda ao viciado relógio das argumentações, sem que ele reaja e deixe de dar sempre o mesmo número de badaladas.
E insiste-se!

O Quirquistão que tem cerca de metade da nossa população, mas que possui o dobro da nossa área geográfica foi, em tempos, uma das inúmeras federações que constituíam a URSS. Mas o Quirquistão, que a maioria das pessoas nunca ouviu falar, também fazia parte dos badalados exemplos do desejo de autodeterminação dos povos oprimidos pela União Soviética. Atingido que foi o objectivo proliferante da Federação Russa, os nomes do Quirquistão, Uzbequistão, Tadjiquistão e outros, deixaram de fazer parte das preocupações anticomunistas, dado que, se tinham passado para o lado do mercado aberto e livre.

O regime de Kurmanbek Bakiyev que desde 2005 governava este país, caiu perante manifestações de revolta da população, enfurecida por ver o seu território saqueado por sucessivos governos corruptos. No dia 7 de Abril um movimento liderado por uma antiga ministra dos negócios estrangeiros enfrentou o regime e correu com aquele presidente a quem resta ser preso ou fugir para o estrangeiro.

Um dos revoltosos declarou:
Quando isto era a União Soviética, havia fábricas, centros desportivos, boas escolas. Desde então, só tem havido criminosos e ditadores”.

Sem comentários e sem pedir resposta para nada.
A.M.

Sem comentários: