sexta-feira, 20 de julho de 2012

D. Odete

Já comecei a treinar. Quero estar devidamente preparado em janeiro quando entrar em vigor a lei que vai obrigar à emissão de faturas por todos os artigos comprados. Sou um legalista e não vou dececionar os meus superiores, que com tanto empenho e inteligência se esforçam para nos conduzir ao estado de divergência com os demais países desta desunião europeia.

Assim, logo de manhã fui ao café do Jorge. Bebi a minha bica e comprei o meu jornal.

- Jorge, passa para cá uma fatura, do café e do jornal, tá?

- Já contratei duas “fatureiras”, mas só começam a trabalhar para a semana. Como vê, só tenho dois braços e está o café cheio à espera de ser servido.

- Ok, estou só a treinar. Faço a minha obrigação.

Como hoje estão 101 milhões de euros à minha espera, pensei que era melhor ir ao seu encontro e passei pela tabacaria da esquina para entregar o meu palpite com os números que sonhei esta noite.

A menina Amélia fez o registo e devolveu o boletim com a respetiva fatura.

Aqui não é preciso pedi-la – pensei.

Mas será que serve para deduzir no IRS? – interroguei-me.

Já ia a caminho de casa quando me lembrei que a minha mulher me tinha pedido para comprar fruta e voltei para trás. Normalmente compro-a, (entre outras coisas), nas grandes superfícies, mas resolvi ir ao mercado que fica muito mais perto.

Peguei nos sacos de plástico que estão ali sempre à mão e escolhi meia dúzia de pêssegos amarelos, outra meia dúzia daqueles de roer, três nectarinas e três nabos. Pedi a D. Odete – sempre simpática – que me pesasse 250 gramas de azeitonas.

À medida que ia pesando a fruta ia apontando com um lápis de bico rombo os diversos preços num pequeno papelinho rasgado de uma folha de papel pardo. Somou depois as parcelas.

- São 4 euros e 35 cêntimos – informou.

Dei-lhe uma nota de 5 e enquanto fazia o troco, atirei maldosamente:

- Então, D. Odete, já sabe das faturas?

- Nem me fale disso! Eu nem tenho máquina!

    

5 comentários:

Carlos disse...

Essa Dona Odete não seria do Marco de Canavezes?

durindana disse...

Relacionado com Marco de Canavezes só encontrei uma Odete que creio ser artista circense. Será a essa que se refere?
Esta, coitada, está muito mais alquebrada que eu, e passa a maior parte do tempo sentada em frenta dos tomates e das laranjas à espera que apareça um cliente.
Afinal quem é essa Odete.
Noto com agrado que mantem o espírito crítico bem aguçado... e sintético! Mas desta vez fiquei aquém.
Um abraço

Carlos disse...

"odete" não será um heterónimo de "carmen"?
No restante, parece-me que deveria haver um redireccionar da oferta. É que há falta de tomates, mas excesso de laranjas.

durindana disse...

Eu explico: Gosto de decorar os comentários. Fui ao Google escrevi "mulher da fruta" e a seguir passei para imagens. Se se der ao cuidado de verificar, verá que as páginas de mulheres da fruta são mulheres exibindo os seios de um modo geral opulentos, porque, creio eu, são os mais cobiçados. No meio deles estava este da Carmen, cuja fruta na carola justificava a menção.
Na verdade o que eu pretendia era mesmo uma mulher a vender fruta verde, madura ou mesmo bichada. Veja lá se encontra.

Carlos disse...

http://purl.pt/11749/2/