quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

E o abismo ali tão perto!

Em 18 de Junho de 1452 uma bula papal dirigida ao rei Afonso V pelo Papa Nicolau afirmava: "(...) nós lhe concedemos, por estes presentes documentos, com nossa Autoridade Apostólica, plena e livre permissão de invadir, buscar, capturar e subjugar os sarracenos e pagãos e quaisquer outros incrédulos e inimigos de Cristo, onde quer que estejam, como também seus reinos, ducados, condados, principados e outras propriedades (...) e reduzir suas pessoas à perpétua escravidão, e apropriar e converter em seu uso e proveito e de seus sucessores, os reis de Portugal, em perpétuo, os supramencionados reinos, ducados, condados, principados e outras propriedades, possessões e bens semelhantes (...)." Hoje, sem bulas,


papais ou de outra ordem qualquer, existem ”reinos” que invadem, buscam, capturam e subjugam populações inteiras reduzindo-as a uma perpétua miséria através do “missal” dos usurários. É a ditadura do capital em toda a sua plenitude!
Enquanto se considerar que a democracia é apenas poder-se criticar e contestar sem provocar a ordem pública a caminhada para o abismo prosseguirá, cada dia com o passo mais apressado.
A.M.

3 comentários:

José Leite disse...

Pertinente a analogia...
gostei.

durindana disse...

Por vezes, perante as evidências, não adianta elaborar grandes tratados, basta uma simples comparação. Funciona como um farol na escuridão. Abraço.

Carlos disse...

Lá está o Mata com analogias xenófobas!

Tem algum sentido comparar um papa italiano com uma pastora alemã?