quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A Mascarada!



Morsi estudou nos EUA, onde foi professor auxiliar e onde nasceram 2 dos seus 5 filhos. Voltou ao Egito para dirigir o departamento de ciências dos materiais na Universidade  de Zagazig.

Morsi foi escolhido pela irmandade muçulmana para ser o líder do Partido da Liberdade e da Justiça, entretanto criado. Mais tarde, numa segunda volta, acabou por ser eleito por 51, 73% dos votos, contra 48,27% do candidato independente Ahmed Shafiq.

Todavia, os militares sentindo que o poder político ameaçava o poder militar trataram de depô-lo em julho de 2013.

Depois, bem, depois é o que se lê, vê e ouve nos meios de comunicação: mortos e feridos aos milhares numa autêntica guerra religiosa, apesar de Morsi ter declarado querer se o presidente de todos os egípcios incluindo a minoria cristã.

Algum país, que nós saibamos, se indignou de forma clara pelo facto de o resultado de um ato eleitoral não ter sido respeitado?

Silêncio! E os EUA só agora, cinicamente, aparecem ameaçando bloquear o apoio dado em formação e armamento com que, ao longo dos tempos, têm fornecido ao exército egípcio.

Mas afinal, pergunto eu: Os amaricanos querem governos eleitos democraticamente ou governos fantoches que servem os seus interesses?

Vigaristas!

Nota: Que saudades que eu tenho daqueles luso amaricanos que gratos pelo pratinho de sopa, nos insultavam no “Blogues do Leitor” de triste memória…!

 

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

E se os mandatássemos todos para um quarto escuro?


A lei de limitação de mandatos é um aborto disforme parido não se sabe onde nem por quem! A mãe só pode ser uma mas creio que deve ter um número enorme de pais!
Uma lei que origina sentenças diferentes ditadas por diversos tribunais de norte a sul do país, adaptando-se aos interesses partidários instalados, devia ser rasgada, queimada ou, dada a crise, cortada aos quadrados e pendurada em todas as divisões do país com 2, 5 metros quadrados, ao lado do vaso sanitário.

Não acredito no céu como um limite porque sei a razão da sua cor, não acredito em almas nem deste mundo nem do outro porque não são coloridas, tão pouco em espíritos santos. A não ser que sejam de orelha, como está bem de ver.
Todavia, sabendo que na jurisprudência se diz existir um espírito em cada lei, que deve ser considerado para a interpretação correta da mesma e no caso em análise não aparece ninguém a procurá-lo (ao espírito), começo a acreditar que é tudo uma grande balela.

Se o “de” (indeterminado) e o “da” (determinante) justificam a pequena dúvida sobre se me posso candidatar aqui ou em Marte depois de três mandatos na Cochinchina, convinha esclarecer a situação e procurar junto dos “feitores” o tal espírito de que se fala.

A não ser que a lei tenha caído do céu aos trambolhões...!
Nota: E como se pode verificar pelos recursos e mais recursos que chegam aos tribunais, há cidadãos ansiosos por serem úteis ao seu país, servirem a comunidade, mesmo que para isso tenham que sacrificar a sua vida pessoal e familiar. 
Esta lei, que limita os mandatos, é infamante! 
 

sábado, 10 de agosto de 2013

E A LUTA CONTINUA...


      
 
        
E A LUTA CONTINUA…
    A espada de Rolando foi buscar,
      Já velha e embotada a apodrecer,
Sem préstimo até para brincar,
       Muito menos sequer pra combater,
 
O cavaleiro empenha-se a lutar
 Num combate feroz até morrer.,
      Só que a espada está a atrapalhar
      Já não corta, está-se mesmo a ver.
 
    E o Dom Quixote fora de cenário,
     Montando um piolhoso Rocinante,
          Combate, assim, galinhas de aviário.
 
                Valha-te Santo Ambrósio neste instante:
    Calça as pantufas e lê o breviário
     E trata de enterrar o tal montante.
 
                                                             Tiomanezé
Nota: Aqui coloco o soneto sem nenhum azedume. Percebo perfeitamente a piada.
Faço apenas uma observação: Aquilo que aqui escrevo desde 2008 são apenas desabafos, nem todos de caráter político, como poderás verificar. Um abraço.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

FLACHES



Flache 1
A Caixa Geral de Depósitos paga reformas aos presidentes de três bancos rivais: Santander Totta, Montepio Geral e Bic Portugal.
Justificação: são práticas que já vêm de há muito tempo. Justificam algumas dúvidas, mas não de legalidade.
Se quem tem poder para fazer leis, despachos e portarias para cortar subsídios legais, pensões legais, ordenados legais, pergunta-se: porque não ilegalizam a prática referida… já que suscita dúvidas?

 Flache 2

Sílvio Berlusconi acusa a magistratura de persegui-lo há 20 anos para correr com ele da política. “Sou inocente, não me rendo!”
Surpresa: Julguei que isto só acontecia no nosso país!
 
Flache 3
 
Depois da crise política, que os portugueses entendem ser da responsabilidade (por esta ordem) de Portas, Passos e Cavaco, tenho assistido através das imagens televisivas a uma mudança de comportamento dos dois líderes da coligação.
Para além de aparecerem mais vezes juntos, estão sempre sorridentes e cheios de salamaleques um com o outro
Perturbação: Estás a rir-te para mim ou estás a rir-te de mim – dizia o amigo desconfiado.
O que será que lhes causa tanta alegria e tão boa disposição, quando já há cidadãos a passar fome ou a viver na rua por terem sido despejados?
 
Flache 4

As necessidades financeiras do estado vão baixar para metade em 2014 porque a Segurança Social vai comprar quatro mil milhões de euros em títulos da dívida.
Pergunta: Se o fundo de 10 mil milhões de euros tinha sido criado para fazer face a uma eventual rutura no sistema de segurança social, o que vai acontecer no próximo mês? Ainda receberei a pensão? Os doentes terão médico e os desempregados o seu subsídio?
Pensamento muito íntimo: Será isto que lhes dá tanta vontade de rir?

Flache 5

Hora de almoço! A rapariga salta e rebola-se na praia cantando.
O refrão: “O meu coração faz pum um”
Surpresa: E quem faz os verdadeiros puns?

 
Flache 6

David Justino, o espião de Cavaco, nas reuniões tripartidas para a União Nacional, deu uma entrevista em que afirma: “Falta sentido de futuro ao sistema de ensino português”. Di-lo na qualidade de presidente do Conselho Nacional de Educação, órgão consultivo da A.R. e devidamente escorado na sua prática como ministro da educação do governo de Durão Barroso, “O Fugitivo”. Sim, sim, o seu currículo é estupendo: entrou no PSD pela mão de Isaltino, “O Presidiário”, tendo desempenhado a função de vereador da Habitação Social na Câmara Municipal de Oeiras entre 1994 e 2001.
Até hoje ainda não entendi como foi possível um entendimento entre um militante do MRPP, Durão Barroso) e um trotskista, David Justino, a não ser o facto de darem os dois algumas cambalhotas para o mesmo lado.
Mau, mau, parece que me perdi.

Concluindo: Quando derem, se alguma vez derem, sentido de futuro ao sistema de ensino português, eu já não vou estar cá para ver.
Na última hora, se a carola ainda possuir alguns neurónios a funcionar, eu vou sussurrar: Caramba! Tratem primeiro do sentido presente do sistema de ensino.

 Nota: Estudar o que fazer amanhã sem procurar resolver o que fazer hoje será uma doença?
Será um vírus? Será que foi o Cavaco com as suas reuniões conselheirais para o pós troica, que o contaminou?